quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sobre Iracema



José de Alencar impôs-se, então, o desafio de criar um romance em que a paisagem, os personagens e a propria língua fosse genuinamente brasileiros. com esse intuito, aproveitou lendas e tradições do Ceará e por meio de uma prosa poética, plena de imagens, cores, símbolos e musicalidade, apresentou ao publico a historia do amor proibido entre Iracema, a índia virgem dos lábios de mel consagrada ao deus Tupã, o guerreiro português Martim.

Martim é recebido pela índia Iracema, filha do chefe tabajara, numa praia cearense. Já à primeira vista, o amor surge entre eles; no entanto, como Iracema era considerada uma espécie de sacerdotisa da tribo, como nas mitologias gregas e conventos religiosos de freiras, não podia se casar. essa condição de virgem sagrada é o maior empecilho para a realização amorosa do casal.
 Entretanto, não podendo resistir ao amor por Martim, Iracema prepara uma bebida que provoca deliciosos delírios e inconsciência e entrega para Martim beber. Então, sobe o feitiço alucinogênico da droga, Iracema deixa-se possuir por Martim.

essa união não tem um final feliz, pois o encontro cultural entre o português e a índia é problemático sem idealismo e ambos são infelizes.

Do casal nasce Moacir, representando o primeiro fruto da colonização: brasileiro filho de nativa co europeu. Moacir é um nome que significa: " o filho da dor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário